LOADING

Type to search

Share

A “Associação de Nações do Sudeste Asiático” (ASEAN) juntamente com a China, Coréia do Sul e Japão, decidiram aumentar a cooperação para melhorar as relações financeiras e acelerar o crescimento e desenvolvimento do sudeste do continente.

A reunião do “ASEAN + 3” se deu na cidade de Tashkent, capital do Uzbequistão. As 13 autoridades competentes decidiram criar mecanismos de cooperação para facilitar e melhorar as finanças desses países. Fazem cálculos de longo prazo para preparar os países do sudeste asiático, visando ser uma das forças matrizes do comércio mundial.

Ficou decidido que será criado um “Fundo Regional” de investimentos com um capital inicial de US$ 70 milhões para impulsionar o desenvolvimento. Segundo Xie Xuren, “Ministro das Finanças da China”, essa é uma das alternativas para estimular as nações a reduzirem os estímulos econômicos por parte dos governos. Desta forma, eles poderão evitar as bolhas econômicas e também tentarão promover a redução do desemprego.

O “Ministro das Finanças do Japão”, Naoto Kan, informou que o Japão está estudando planos financeiros de médio e longo prazo para auxiliar no desenvolvimento da região, reduzindo a dívida pública e aumentando a arrecadação de impostos por meio de mudanças no sistema tributário.

Até o momento a cooperação e os “Acordos de Livre Comércio” entre o grupo junto com a Coréia, Japão e China vem trazendo resultados positivos com benefícios mútuos, promovendo a aceleração do desenvolvimento dos países do ASEAN.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.