LOADING

Type to search

Asean: Reunião de Cúpula começou hoje, mas com ausências involuntárias na abertura

Share

Iniciou-se nesta sexta-feira dia 23 de outubro, a reunião de cúpula da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) na cidade de Hua Hin, Tailândia.

Durante a reunião serão discutidos: qual dos países em desenvolvimento que faz parte do grupo assumirá a liderança durante a conferência da ONU sobre as questões climáticas; nos aspectos relacionados às estratégias de recuperação econômica para a região, o problema do reforço da capacidade dos países asiáticos em gestão de crises; e a influência  do Blocoem Negociações Internacionais.

A cooperação econômica será discutida entre os países membros do ASEAN e os países homólogos China, Japão, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Austrália e Índia, centrando-se em aspectos essenciais como as barreiras comerciais e financeiras. A ASEAN agrupa a Birmânia, Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, as Filipinas, Singapura, a Tailândia e o Vietnã.

A metade dos líderes que deveriam participar do evento não compareceu à cerimônia de abertura. O fator que impediu as suas presenças foi uma tempestade tropical que impediu o deslocamento de dirigentes cambojanos, indonésios, malasianos e filipinos, e desta forma, não puderam chegar em tempo para a abertura da Cimeira. A Reunião de Cúpula do grupo se estenderá até o domingo, dia 25 de outubro.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!