LOADING

Type to search

“Banco Mundial” lança fundo voltado ao desenvolvimento dos mercados de carbono

Share

O “Banco Mundial” (BM) anunciou no dia 8 de dezembro, à margem da “Conferência Climática da ONU” (COP-16), no México, a criação de um Fundo para ajudar os países em desenvolvimento e emergentes estabelecerem seus próprios mercados de carbono.

Há um certo número de países como China, Chile, Indonésia e México, que analisam ativamente em que medida podem utilizar instrumentos de mercado para implementar seus projetos de redução de emissões” de gases de efeito estufa, explicou Robert Zoellick, presidente do BM.

Esta iniciativa, que começará a operar em 2011, se concentrará em sistemas como os “mercados de cotas de emissões” ou o mercado internacional de “Mecanismo de Desenvolvimento Limpo” (MDL).

Este mecanismo permitirá às indústrias dos países desenvolvidos reduzir uma parte de suas emissões de gases estufa mediante investimentos em projetos que diminuam as emissões destes gases nos países pobres.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.