LOADING

Type to search

Barack Obama nomeia Rajiv Shah como Administrador da USAID

Share

No dia 10 de novembro, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou o Dr. Rajiv Shah como Administrador da “Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional” (USAID). Rajiv Shah aguarda apenas a aprovação do Senado norte-americano para tomar posse do cargo de Administrador da USAID.

A missão da USAID está em promover os interesses dos Estados Unidos, reforçando nossas relações no exterior. Rajiv traz novas idéias, dedicação e experiência impressionantes necessárias para ajudar a orientar a USAID em trabalhar para atingir este objetivo importante”, afirmou Obama, ao anunciar a nomeação*.

Em discurso, a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou que o “Dr. Raj Shah é um líder na comunidade de desenvolvimento, um inovador, orientado para uma gestão por resultados e alguém que entende a importância de prover pessoas ao redor do mundo com as ferramentas necessárias para se livrarem da pobreza e traçar seus próprios destinos. Ao nomear Raj para liderar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o presidente Obama reafirmou que o desenvolvimento deve ser um pilar fundamental da política externa americana”. **

Analistas da comunidade de desenvolvimento estão centrados não em quem será o Administrador da USAID, mas em qual estrutura este novo líder atuará.

A possível reforma da USAID está sendo amplamente debatida nos EUA, bem como internacionalmente. Para a presidente do “Centro para o Desenvolvimento Global” (CGD, sigla em inglês), Nancy Birdsall, o Dr. Raj Shah apenas conseguirá um sucesso efetivo em sua gestão na USAID se o Departamento de Estado dos EUA devolver à USAID sua autonomia política e orçamentária.

A falta de autonomia política e orçamentária faz com que os altos responsáveis pela política norte-americana, considerando em primeiro lugar o Presidente, não tenham acesso direto na política externa dos EUA em uma perspectiva de longo prazo das questões relacionadas ao desenvolvimento internacional, pois as informações sobre estas questões, atualmente, são filtradas pelo Departamento de Estado.

*http://www.whitehouse.gov/the-press-office/president-obama-announces-usaid-administrator

** http://www.state.gov/secretary/rm/2009a/11/131786.htm

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.