LOADING

Type to search

Brasil e Alemanha fecham novos acordos de Cooperação

Share

A Chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, concordaram ontem, dia 3 de dezembro, em intensificar a cooperação bilateral em temas relacionados ao combate às mudanças climáticas, energia, infra-estrutura e tecnologias para a segurança.

De acordo com as informações do comunicado oficial divulgado, os dois países deverão atuar na cooperação pelo meio-ambiente, cujo objetivo é “promover o desenvolvimento sustentável, criar empregos alternativos, reduzir as emissões de gás que causam o efeito estufa, evitando também o desmatamento, proteger a biodiversidade e distribuir igualmente os benefícios“. 

O Chefe de Estado brasileiro e a Chanceler alemã também conversaram sobre uma possível cooperação da Alemanha ao Brasil na organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Lula e Merkel assinaram um Acordo específico de cooperação na área de segurança. Lula ressaltou o aspecto policial, a criminalidade e a possibilidade de violência, sublinhando que o Brasil está estudando as últimas copas e olimpíadas pelo mundo para fazer “uma média” de realizações e entender os problemas que ocorrem.

Já Ângela Merkel ressaltou que o Acordo firmado abre o caminho para uma série de temas, incluindo, por exemplo, o do relacionamento entre polícias e torcedores. Além disso, pelo Acordo, abre-se a possibilidade da presença física de policiais de outros países no Brasil, antes e durante os eventos esportivos.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.