LOADING

Type to search

Brasil e Angola assinam novos acordos de cooperação no âmbito da defesa e educação

Share

Durante a visita ao Brasil do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, foram assinados entre os dois governos “Ajustes Complementares” ao “Acordo de Cooperação Econômica, Científica e Técnica” já existente.

Os ajustes complementares têm por objetivo a implementação do projeto “Capacitação na Assistência Técnica e Extensão Agrária para Técnicos Angolanos”, “Apoio à Formação Profissional Rural e Promoção Social  em  Angola”, “Apoio  à  Implantação  do  Serviço de Sanidade Vegetal e Capacitação Técnica para Inspeção Fitossanitária” e “Apoio ao Sistema Nacional de Investigação Agrária de Angola”.

Além dos ajustes, foram assinados acordos de cooperação no “domínio da defesa”, “educação não superior e formação” e “educação superior e formação de quadros”.

O Acordo no domínio da defesa tem por objeto reforçar a cooperação bilateral, em especial na área técnico-militar. Esta cooperação desenvolver-se-á nas seguintes áreas: política de defesa; ensino e instrução; inteligência militar; equipamentos e sistemas militares; missões de manutenção de paz; operações humanitárias; busca e salvamento; saúde e assistência médica; legislação militar; esporte e cultura; ciência e tecnologia de interesse militar; relações civis e militares; pesquisa e desenvolvimento; apoio logístico e aquisição de produtos e serviços de defesa; tendo sido acrescentado que serão feitas ainda em  quaisquer outras áreas de interesse mútuo, que as Partes julguem necessárias e apropriadas.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.