LOADING

Type to search

Brasil é considerado estratégico para a política externa chinesa

Share

Em entrevista concedida à agência de notícia chinesa Xinhua, o embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, assegurou que seu país intensificará a cooperação com os países latino-americanos e caribenhos. O embaixador enfatizou que o poderio da região latino-americana tem crescido na medida em que vem promovendo a cooperação regional, convertendo seus membros em importantes atores do cenário internacional.

 

Os intercâmbios econômicos e comerciais entre a China e América Latina foram ampliados nos últimos anos e o investimento mútuo também. Assim, a cooperação também está sendo cada vez mais ampliada, principalmente nos seguintes setores: energético, agrícola, financeiro, telecomunicações e de construção de infra-estruturas. Acrescente-se a isso as visitas mútuas de grupos culturais e diversas atividades promovidas freqüentemente para impulsionar a aproximação entre os povos.

Enfatizando a posição destacada que o Brasil adquiriu no G-20, Qiu Xiaoqi, afirmou que as novas circunstâncias levam a China a fortalecer os laços com o Brasil em longo prazo, sendo um país considerado estratégico para a política externa chinesa no continente.

A importância dos brasileiros para a China se confirma desde 2008 quando o presidente chinês, Hu Jintao, e o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, se reuniram em seis ocasiões para falar sobre as relações bilaterais e orientar o desenvolvimento das relações entre os dois países.

O embaixador complementou afirmando que, apesar da crise financeira mundial, o volume de comércio entre brasileiros e chineses continua crescendo, convertendo-se a China como maior sócia comercial do Brasil com a assinatura, em maio de 2009, de um acordo financeiro e de comércio do petróleo, no total de 10 bilhões de dólares.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.