LOADING

Type to search

Brasil e Itália devem intensificar a cooperação entre seus estados e municípios

Share

Na última segunda-feira, dia 14 de dezembro, foi instalada a “Comissão Intersetorial”, composta por representantes de onze Ministérios, para a gestão do programa “Brasil Próximo” de cooperação entre o Brasil e a Itália.

Este programa visa a troca de informações e o fortalecimento do potencial econômico regional entre as unidades subnacionais (estados e municípios) de ambos países.

De acordo com informações publicadas no “Portal Federativo”, fazem parte do programa mais de quarenta municípios das regiões da Campanha (RS), Paulista (SP), Mantiqueira (SP), Baixada Fluminense (RJ), Serra das Confusões (PI) e Alto Solimões (AM). Estes pólos mantêm relacionamento com regiões italianas desde 2003. Na Itália, participam do convênio as regiões da Úmbria, do Marche, da Toscana, da Emilia Romagna e da Ligúria.

Em seu discurso, o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto, ressaltou a importância da cooperação intermunicipal, ou descentralizada, reforçando o conceito de território integrado para o desenvolvimento.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!