LOADING

Type to search

Brasil e Reino Unido fortalecem as relações comerciais

Share

O Ministro do Desenvolvimento brasileiro, Miguel Jorge, participou de um encontro no Reino Unido com empresários britânicos e brasileiros, objetivando fomentar negócios entre os dois países.

Este encontro é realizado desde 2006, no marco da visita do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, à Grã Bretanha. Desde então, as relações comerciais bilaterais cresceram 52%.

Neste ano, apesar da crise econômica e financeira internacional, o comércio entre ambos aumentou 17% e a quantidade de empresas britânicas com interesses no Brasil praticamente duplicou.

O Ministro de Negócios britânico, Peter Mandelson, defendeu que “o Reino Unido e o Brasil são companheiros de negócios excelentes, mas não se deve cair na complacência. Devemos fortalecer as trocas comerciais, aumentar a cooperação e promover o investimento em setores-chave, se quisermos espremer todo o potencial desta proveitosa relação”.

Os dois países estão buscando formas de “transferir avanços tecnológicos mais rapidamente”, revelou o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Alessandro Teixeira, citando que quarenta e cinco instituições científicas brasileiras e britânicas já cooperam entre si.

A cooperação se estenderá ao setor financeiro e, para viabilizar tal cooperação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abrirá, em breve, um escritório em Londres, com o objetivo de apoiar o investimento de empresas brasileiras no mercado internacional, especialmente no Reino Unido, e também ajudar para que as companhias britânicas invistam no Brasil.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.