LOADING

Type to search

Brasil firma 22 acordos de cooperação bilateral com a Venezuela na visita de Hugo Chávez ao país

Share

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi recebido em Brasília nesta quarta-feira, dia 28 de abril, pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Este foi o oitavo encontro entre os dois presidentes, que procuram manter uma agenda de reuniões trimestrais desde 2007.

Durante a tarde realizou-se reunião com a participação de Ministros dos dois países, resultando na assinatura de 22 acordos de cooperação bilateral nas áreas energética, de habitação, cultura, turismo, agricultura, alimentação, entre outras.

Neste contexto, ampliou-se o convênio para a construção de casas no bairro de “Santo Agostinho do Sul”, em Caracas, por parte da construtora Odebrecht, do Brasil. “(…) foram informados, com satisfação, da visita que a missão técnica da ‘Caixa Econômica Federal’ deverá realizar em breve a Caracas, para iniciar a discussão, com autoridades do Ministério do Poder Popular para Obras Públicas e Habitação, de aspectos concretos do projeto”, informou o comunicado conjunto publicado no site do “Ministério das Relações Exteriores do Brasil”.

Foi renovado por dois anos adicionais o Acordo entre o “Escritório da Embrapa em Caracas” e o “Ministério da Agricultura da Venezuela” para a cooperação nas áreas de produção de sementes de grãos e pasto; sanidade animal; melhoramento de bovinos; produção de frangos e agricultura familiar, com expansão da superfície cultivada.

Os dois líderes debateram sobre a necessidade de intensificar a cooperação bilateral de maneira a apoiar os esforços da Venezuela para a superação da conjuntura atual de dificuldades no setor elétrico e para a geração e abastecimento de energia elétrica.

Para intensificar a cooperação dos dois países na análise e formulação das “políticas macroeconômicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, espera-se, ainda este ano, a abertura do “Escritório do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas” (IPEA), em Caracas.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta