LOADING

Type to search

Chanceler espanhol visitará o Brasil e a Venezuela em missão comercial

Share

O ministro espanhol das Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, se reunirá na próxima terça-feira (28 de julho) com o presidente venezuelano Hugo Chávez e, na quarta-feira (29 de julho), deverá vir ao Brasil com uma importante delegação de empresários das principais empresas espanholas, como Repsol, Santander, BBVA e Isolux, para promover os negócios espanhóis.

A Espanha é um dos maiores investidores estrangeiros na Venezuela e procura sempre parcerias estratégicas, tanto na área econômica, quanto na área de cooperação, para conseguir manter-se na conturbada conjuntura venezuelana, buscando sempre o diálogo e a cooperação.

Na pauta da agenda de Moratinos na Venezuela deve estar o acordo alcançado entre o Governo venezuelano e o Grupo Santander para que o Banco da Venezuela, filial da entidade espanhola, passe para as mãos do Estado por um valor de US$ 1,05 bilhão, após quase dez meses de negociações. Esta aquisição faz parte do plano de nacionalizações impulsionado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, desde 2006.

No Brasil, a Espanha é atualmente o segundo maior investidor, depois dos Estados Unidos. Além disso, o Brasil é o segundo mais importante destino dos investimentos espanhóis no mundo, sendo superado apenas pelo Reino Unido.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.