LOADING

Type to search

Chávez afirma que superou expectativas dos “Objetivos do Milênio” da ONU

Share

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou, hoje, que seu país cumpre e supera as expectativas previstas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a redução da extrema pobreza, mortalidade infantil e esperança de vida até 2015.

A declaração de Chávez teve por base o informe da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no qual consta que a Venezuela alcança e supera antes do tempo indicado pela ONU (2015) os objetivos estabelecidos por este organismo internacional.

O índice de pobreza extrema no país passou de 29,8% em 2003 para 9,4% em 2007, já acima da expectativa de 12,5% em 2015. Chávez indicou que a Venezuela estima que o índice de pobreza extrema em 2015 será de 5%.

Pode-se atribuir o sucesso no cumprimento das expectativas pela adoção das medidas assistencialistas de seu governo. As famosas “Missões” foram ações conjuntas patrocinadas pelo Estado com o intuito de realizar projetos médicos e educacionais em curto prazo, como mutirões de saneamento.

Os custos para tanto foram o endividamento interno, o inchaço da máquina pública e a realocação de recursos do setor produtivo para assistência estatal, gerando a quebra de empresas, a nacionalização e estatização de várias e a fuga de capital.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.