LOADING

Type to search

China e Japão decidem agir conjuntamente em questões de segurança de alimentos

Share

O vice-presidente chinês, Xi Jinping, em visita ao Japão, se encontrou nesta quarta-feira (16 de dezembro) com o chanceler japonês Katsuya Okada para discutir sobre o tema “segurança alimentar”.

O encontro foi realizado para que ambos os países criem o mais breve possível um mecanismo bilateral de segurança alimentar. A idéia deste mecanismo é compartilhada por dirigentes da China e do Japão e, segundo Jinping, os esforços não devem ser poupados para a sua criação.

Em outubro deste ano (2009), o premiê chinês, Wen Jiabao, e o primeiro ministro japonês, Yukio Hatoyama, decidiram conduzir reuniões do alto escalão do governo para tratar das questões de importações de alimentos. Ambos os Estados chegaram a esta decisão de tratar do assunto após o episódio dos pasteizinhos congelados chineses contaminados, que foram exportados para o Japão, no mesmo mês.

Depois do ocorrido, os governos vêm trabalhando para melhorar a fiscalização da importação de alimentos entre os dois lados e agora estão sendo definidos os meios para a criação do mecanismo bilateral de negociação sobre a segurança alimentar.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.