LOADING

Type to search

China: Macau, “apoio valioso” para a construção do País

Share

Nos preparativos para celebração dos 60 anos da criação da República Popular da China (RPC), o vice-presidente chinês, Xi Jinping, responsável pelas regiões de Macau e Hong Kong, ressaltou a “participação ativa e apoio valioso” de Macau para a construção da RPC. Também foi anunciado que no dia 1º de outubro será realizado um seminário com todos os setores públicos e privados para celebrar o aniversário da RPC.

 

Xi Jinping relembra que, “Ao longo dos 60 anos, após a fundação da Nova China, especialmente nos últimos 30 anos de reformas e abertura ao exterior, a China alcançou êxitos notórios, testemunhados por todo o mundo, que concorreram para um crescente poderio integral do país, melhorias acentuadas da vida do povo e uma posição mais elevada do país na comunidade internacional”.

Quanto à autonomia política de Macau, Xi Jinping manifestou que está “profundamente convencido de que o Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) tem capacidade para unir e liderar todos os compatriotas, aprender seriamente com a experiência, planejar o desenvolvimento futuro e a longo prazo”.

Desde a criação da Zona Administrativa Especial de Macau, o princípio de Deng Xiaoping (ex-presidente chinês) para o processo da reunificação chinesa proveu bons resultados e foi concretizado, apesar do alto grau de autonomia da região. Ele foi o criador do Socialismo de mercado, regime vigente atualmente na China, e o seu processo inovou com a idéia de “um país e dois sistemas”.

De acordo com Xi Jinping “Macau prosperou e desenvolveu-se, a população goza de boas condições de trabalho e vida, a sociedade de Macau desfruta de estabilidade e harmonia, confirmando a aprovação da proposta de Deng. Na perspectiva do vice-presidente chinês, Macau se posiciona como um “novo ponto de partida histórico”, demonstrando a importância da região para o futuro da RPC.

Para o seminário que será celebrado no próximo mês, mais de 300 personalidades marcarão presença, destacando-se o próximo Chefe do Executivo, Chui Sai On, os titulares dos cargos da RAEM e os representantes de Macau nas Conferências Consultivas Nacional e Provincial e na Assembléia Popular Nacional.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.