LOADING

Type to search

CIDADE CHINESA DE FOSHAN BUSCA INTENSIFICAR A COOPERAÇÃO EMPRESARIAL NO BRASIL

Share

Com o objetivo de promover a “Cooperação Empresarial” entre o Brasil e a China, uma delegação do município de Foshan (China) esteve ontem, 17 de março, em São Paulo, participando da terceira edição do evento “Foshan-São Paulo: Promovendo negócios e Investimentos”. O “Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais” (CEIRI) também esteve presente no evento para conferir as tendências de mercado de Foshan e sua estratégia de desenvolvimento.

 

A delegação chinesa contou com representantes do governo de Foshan e cerca de 60 empresas do município chinês atuantes nos segmentos de acessórios sanitários, automobilístico, revestimento cerâmico, cobre e alumínio, eletrodoméstico, eletrônico, material de construção, máquinas e equipamentos, móveis, indústria têxtil e consultoria em negócios internacionais.

Com uma população superior a 5,93 milhões de habitantes, Foshan está situada ao sul da Província de Guandong (Sul da China), na Região do Grande Delta do Rio das Pérolas, próxima a Hong Kong e Macau. O “Diretor Geral do Departamento da Cooperação Econômica e do Comércio Exterior de Foshan”, Xhang Jianhui, ressaltou em sua apresentação que representa uma cidade industrial de renome internacional, por ser uma base de produção importante na China. Em 2010, segundo os dados divulgados, o seu volume de produção industrial atingiu 238,7 bilhões de dólares.

Dentre os setores solidamente estabelecidos naquela cidade destacam-se: eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, processamento de artigos metálicos, cerâmica e outros materiais de construção, têxteis e vestuário, informática, produtos alimentares e bebidas, artigos plásticos, produtos farmacêuticos e de química fina e móveis.

Além destes setores a cidade chinesa tem um planejamento estratégico para desenvolver mais seis grandes indústrias, nomeadamente: (1) produtos de optoeletrônica, (2) novos materiais, (3) indústria de serviços modernos, (4) novos medicamentos (biomedicina), (5) produtos destinados à proteção ambiental e (6) carros movidos a novas energias.

Na exposição do Sr. Heyi CAI, “Presidente do Comitê de Foshan para a Conferência de Consulta Política do Governo Central da China”, ficou claro que esta cidade segue um planejamento de desenvolvimento baseado em três eixos estratégicos: (1) industrialização, (2) urbanização e (3) internacionalização. Estes três eixos são desenvolvidos e implementados de forma altamente articulada e visivelmente reflete no crescimento econômico e social local e de seus parceiros.

O “Vice-Prefeito de Foshan, Exmo. Sr. Li Zifu, destacou as diversas oportunidades de negócios que podem ser desenvolvidos entre os empresários brasileiros e os de sua cidade, lembrando que o Brasil sediará a “Copa do Mundo de 2014”, as “Olimpíadas de 2016” e necessitará de apoio em diversas áreas, principalmente no setor da construção. Zifu mencionou com especial ênfase o setor da construção, citou o interesse chinês em participar também do projeto “Minha Casa Minha vida” do Governo federal brasileiro e o desejo de ampliar a parceria em outros projetos.

O “Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo”, Sr. Alfredo Cotait Neto, afirmou que São Paulo e Foshan tem “a mesma identidade e vocação”, referindo-se a grandiosidade e potencial para a realização de negócios destas cidades, o que poderá favorecer um estreitamento cada vez maior entre estas duas regiões subnacionais.

Cotait ressaltou que está organizando uma missão empresarial a ser realizada ainda este ano a Foshan e os empresários interessados em participar da delegação devem entrar em contato com a “Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo”. Ao final das exposições foram realizadas “rodadas de negócios” entre as empresas chinesas e as brasileiras presentes no evento.

Este encontro foi apoiado pela “São Paulo Chamber of Commerce”, “Associação Comercial de São Paulo”, “China Trade Center” e também contou com a presença da “Cônsulesa-Geral Adjunta da República Popular da China em São Paulo”, Sra. Hu Ying; do “Diretor Geral do Bureau of Foreign Trade and Economic Cooperation” (BOFTEC), Sr. Zhang Jianhui; do “Presidente do Conselho da 21silkroad.com”, Sr. Liang Zijun; do “Vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo”, Sr. Luiz Roberto Gonçalves e do “Diretor da Investe São Paulo”, Sr. Serio Costa.
Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!