LOADING

Type to search

Comissão Européia apresenta nova estratégia de Cooperação para América Latina

Share

Ontem, 30 de setembro, a Comissão Européia apresentou sua nova agenda para a América Latina, que servirá de base para suas relações nos próximos anos e com a qual busca contribuir mais para a integração da região latino-americana.

 

A Comunicação (relatório não legislativo) apresentada pela Comissão, titulada “A União Européia e a América Latina: uma parceria entre protagonistas globais”, identifica e formula novas orientações e recomendações estratégicas para a “Cúpula América Latina-Caribe-União Européia” (EU-LAC, em inglês) que acontecerá em Madri, em maio de 2010.

O órgão executivo da UE pretende impulsionar a criação de uma “Facilidade de Investimento para a América Latina” (FIAL), com objetivo de mobilizar recursos de instituições financeiras para financiar projetos em matéria de infra?estruturas energéticas, incluindo a eficiência energética e os sistemas que utilizam fontes de energias renováveis, transportes, ambiente e coesão social.

De acordo com a Comissária de Relações Exteriores da União Européia (UE), Benita Ferrero-Waldner, esse mecanismo financeiro (FIAL) contaria, inicialmente, com 100 milhões de euros do orçamento da UE até2013, apartir do qual se poderia mobilizar “fundos muito maiores” procedentes de bancos interamericanos, Estados-membros, países latino-americanos ou, inclusive, do setor privado.

Outra novidade da nova estratégia comunitária é a criação de uma fundação para a América Latina (proposta do primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero), que terá como propósito estimular a cooperação e aumentar a sua visibilidade, servindo como um importante instrumento de contato permanente entre os países europeus, latino-americanos e caribenhos, estimulando maior participação de atores não-estatais, no diálogo e nas cúpulas euro-latino-americanas, expandindo a cooperação para além da fronteira intergovernamental.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.