LOADING

Type to search

“Comissão Européia” avaliará pedido do governo de Quirguistão para implantar uma “Missão de Polícia” no sul do país

Share

A “Comissão Européia” divulgou ontem, 5 de julho, que vai examinar um pedido do governo de Quirguistão para implantar uma “Missão de Polícia” no sul do país com o objetivo de prevenir um novo surto de violência étnica.

Depois de sua visita à República do Quirguistão, Kristalina Georgieva, “Comissária Européia Para a Ajuda Humanitária e Resposta a Crises”, declarou à imprensa que irá apresentar um relatório para a “Alta Representante da Política Externa Européia”, Catherine Ashton, e aos ministros europeus de relações exteriores, sobre o apelo que o governo do Quirguistão fez a Europa “para apoiar a polícia, a formação das forças policiais locais e também uma presença que garantam alguma neutralidade em ambos os lados.”

A presidente interina do Quirguistão, Roza Otunbayeva, declarou que ainda há riscos do país ser atingido por novos distúrbios relacionados aos confrontos entre os grupos étnicos do Quirguistão e Uzbequistão.

Otunbayeva atuará como Presidente até o final de 2011, de acordo com os termos da nova Constituição que os eleitores aprovaram em um referendo realizado ao final de junho deste ano (2010), criando a primeira “Democracia Parlamentar” da Ásia Central.

A presença da UE no Quirguistão é significativa, nomeadamente enquanto doadora de ajuda, o que lhe confere uma boa posição para assumir um papel mais importante no apoio ao país.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.