LOADING

Type to search

Share

Portugal espera adaptar a sua cooperação com o Timor-Leste, ajustando-a aos desafios que estão por vir com o rápido crescimento deste pais. Isto será feito por meio da cooperação entre os países membros da “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP).

No final de julho, o “Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Portugal”,  Gomes Cravinho, encontrou-se com seu homólogo timorense, Zacarias Albano da Costa, e ambos debateram sobre o “Plano Indicativo de Cooperação” (PIC), a vigorar a partir de 2011.

Há novidades a introduzir, na medida em que o Timor, felizmente, é um Estado em rápida evolução, em que os desafios se vão renovando e aparecendo novos. A Cooperação Portuguesa tem de saber ajustar-se”, declarou.

Além da cooperação entre os membros da CPLP, ambos Estados discutiram temas de cooperação bilateral. Espera-se que o Timor possa crescer de forma saudável e contribua para o desenvolvimento da “Comunidade de Língua Portuguesa”.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta