LOADING

Type to search

Cooperação Trilateral: China, Índia e Rússia

Share

Nesta semana, no dia 27 de outubro, foi promovido o encontro trilateral entre Índia, China e Rússia, na cidade de Bangalore, Índia. Os três países discutiram sua crescente influência no cenário internacional e a cooperação entre as três nações para mitigar a crise econômica internacional.

 

O encontro reuniu os ministros de Relações Exteriores dos respectivos países: o russo Sergei Lavrov, o indiano S.M Krishna e o chinês Yang Jiechi. No encontro, os representantes, em declaração conjunta, afirmaram que as três nações passarão bem pela crise econômica e estão buscando um maior “aprofundamento e fortalecimento” da cooperação, para assegurar a paz e a estabilidade na região.

O comunicado afirma que “apesar do impacto da crise financeira internacional, o ritmo de desenvolvimento dos três países melhorou, contribuindo para um crescimento mais acelerado entre eles“.

Para Yang, os três países são importantes emergentes “que têm as mesmas posições ou similares” sobre questões internacionais, tais como o tráfico de drogas, o crime organizado e acordos de gás e petróleo.

O comunicado encerra com o assunto das mudanças climáticas, sobre o qual irão trabalhar juntos para atingir e apresentar resultados de forma bem sucedida na conferência sobre o aquecimento global da ONU, em Copenhague, no mês de dezembro.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!