LOADING

Type to search

Coréia do Sul em cooperação com a Guiné Equatorial

Share

Os presidentes da Coréia do Sul, Lee Myng-bak, e da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, acertaram um Acordo que visa reforçar a cooperação bilateral no campo do petróleo e gás natural. Os dois líderes se encontraram nesta quinta-feira, 12 de agosto, para acertar as questões de interesses mútuos.

O presidente Lee informou que está disposto a participar de projetos que contribuam para o desenvolvimento do país africano. Os sul-coreanos pretendem incentivar os investidores do da Coréia do Sul a analisar as oportunidades na África. A estratégia é usar este recurso para garantir o fornecimento de gás e petróleo para si.

A Guiné Equatorial é um dos principais produtores africanos de gás e petróleo da atualidade e, também, é membro da “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP).

Os esforços sul-coreanos em reforçar as relações com a Guiné confirmam algumas teses de especialistas econômicos do continente, de que há uma disputa entre as nações do leste asiático na África, onde, hoje, já existe forte presença chinesa, indiana e está ocorrendo o crescimento da presença japonesa.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.