LOADING

Type to search

Costa Rica é o maior parceiro comercial latino-americano da China

Share

No dia 10 de fevereiro, a China e a Costa Rica concluíram as negociações sobre o livre-comércio. As negociações se deram na cidade de São José, capital costarriquenha.  O Acordo final aguarda os trâmites de aprovação para ser assinado pelas autoridades de ambos os Estados.

Entre os dois países já houve cinco rodadas de negociações quanto ao tema. Esta foi a sexta e se encerrou com um Acordo firmado de livre-comércio. Durante as negociações, os temas levantados foram os de mercadorias e serviços, normas alfandegárias, barreiras comerciais técnicas, meios de resolução de conflitos, assistência comercial e propriedade intelectual. Em todos os temas, as duas nações chegaram a um consenso.

Os dois países começaram a discutir sobre a qeustão em novembro de 2008. Hoje com este Acordo, a China passa a ser o segundo maior parceiro comercial da Costa Rica e a mesma se torna o maior parceiro comercial da China na América Latina, com um volume aproximado de US$ 3,18 bilhões, registrados em 2009.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!