LOADING

Type to search

CPLP aprova criação de “Centros de Excelência de Formação em Operações de Paz”

Share

A “Agência Lusa” informou que a “11ª Reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)” aprovou ontem, dia 25 de agosto, em Luanda, o modelo dos “Centros de Excelência de Formação em Operações de Paz”, idéia lançada há três anos por Portugal.

O “Ministro da Defesa de Portugal”, Nuno Severiano Teixeira, reforçou a informação declarando à imprensa que “Isto é importante, na medida em que as intervenções em ‘operações de paz’ e ‘ajuda humanitária’, sobretudo no continente africano, são muito freqüentes e é importante que os países africanos tenham capacidade para intervir no seu próprio continente”.

Estes “Centros de Excelência” vão ter particularidades e cada um dos países definirá suas áreas prioritárias, havendo aqueles que priorizarão a aeronáutica; os que preferirão os fuzileiros e países que focarão outros segmentos, além dos militares.

Aquilo que se fará é definir cada uma dessas áreas e a harmonização dos procedimentos e de uma doutrina comum da CPLP para maior coordenação de uma intervenção conjunta se isso vier a ser necessário”, explicou o ministro português.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.