LOADING

Type to search

Congresso examina projeto de doação de aeronave para “Força Terrestre Equatoriana”

Priscila Rodrigues Pereira 11 de abril de 2011
Share

Em 7 de abril de 2011 foi aprovado na “Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional” do Senado o “Projeto de Lei da Câmara nº 179 de 2010” que determina a doação de uma aeronave da “Força Aérea Brasileira” (FAB) para as “Força Terrestre Equatoriana”. Trata-se de uma aeronave de fabricação canadense, modelo “C-115 Buffalo”. O projeto é de autoria do ex-presidente Luis Inácio lula da Silva e foi apresentado ao Congresso brasileiro em outubro de 2009.

O relator da proposta, o senador Aníbal Diniz (PT-AC), informou em relatório que esta é uma aeronave de frota já desativada e não há interesse por parte do governo brasileiro em mantê-la, visto que não existe eventual aproveitamento das peças, a estocagem tem ocupado instalações e consumido recursos públicos.

Por outro lado, o Equador mantém frota operante com o mesmo tipo de aeronaves encontrando dificuldades para encontrar peças e suprimentos para seus exemplares. As despesas com o traslado serão custeadas pelo Equador. O Senador reforçou a intenção de fortalecer o bom relacionamento bilateral entre esse dois países por meio desta convergência de interesses.

Anteriormente, o projeto já havia sido aprovado pela “Câmara de Deputados”. A matéria segue para exame na “Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania” (Senado). A decisão deve ser terminativa, ou seja, só irá para votação em Plenário no caso de haver recurso com este objetivo.

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!