LOADING

Type to search

Deputados mexicanos aprovam a formalização de um novo órgão para fomentar a cooperação internacional para o desenvolvimento

Share

A Câmera dos Deputados do México aprovou, no dia 13 de abril, a formalização de um órgão independente à “Secretaria de Relações Exteriores” com o objetivo de fomentar a cooperação internacional para o desenvolvimento que, até o momento, era de competência da “Direção Geral de Cooperação Técnica e Científica” da “Secretaria de Relações Exteriores”.

De acordo com informações veiculadas pela mídia mexicana, o novo órgão levará o nome de “Agência Mexicana para a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento” (AMEXCID) e será responsável por coordenar os esforços institucionais nessa matéria.

De acordo com os deputados mexicanos, a “AMEXCID” contará com autonomia técnica e de gerenciamento, disporá de recursos materiais e humanos, bem como fundos próprios. Ela será regida por uma política geral de cooperação internacional na transferência de recursos, bens, conhecimentos, bem como na transferência de experiências educativas, culturais, técnicas, científicas, econômicas e financeiras de terceiros países e de organizações internacionais ao México e vice-versa.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.