LOADING

Type to search

Países da CPLP criam mecanismo para potencializar os negócios

Share

No domingo, dia 13 de dezembro, a “Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”* (CPLP) foi constituída, em Guiné-Bissau, durante a “Assembléia-Geral do Conselho Empresarial” (CE) da CPLP.

O objetivo da Confederação, de acordo com o CE, é “potencializar os negócios nos espaços econômicos nos países membros da CPLP”. Para o presidente deste órgão consultivo, Braima Camará, o novo mecanismo poderá “traduzir em ganhos reais as enormes potencialidades e diferentes oportunidades de negócios que o conjunto dos países constituintes da CPLP oferece aos empresários”.

 

A proposta para a criação da confederação foi apresentada em Julho, no encontro da direção do “Conselho Empresarial” realizada na Cidade da Praia,em Cabo Verde, que integra as associações empresariais dos oito países lusófonos.

De acordo com nota publicada pelo CE, “desenvolver a cooperação entre estruturas de representação associativa dos países membros da CPLP, de forma a criar as condições para que apareçam mais negócios no quadro dos espaços econômicos onde estão inseridos os países daquela comunidade é um dos intuitos da Confederação Empresarial da CPLP, organismo que resulta da evolução do Conselho Empresarial da CPLP“.

———————————————————————————————————-

* A “Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” é formada por Angola, Brasil; Cabo-Verde; Guiné-Bissau; Moçambique; Portugal; São Tomé e Príncipe; Timor Leste.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!