LOADING

Type to search

Espanha e SICA estabelecem uma Comissão Mista

Share

O “Sistema da Integração Centro-Americano” (SICA)* e a “Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento” (AECID) celebraram, no dia 12 de novembro, a “III Comissão Mista”, na qual foi estabelecido um marco de cooperação fundamentado nos princípios norteadores do “III Plano Diretor da Cooperação Espanhola 2009-2012”e no “Plano Plurianual de Trabalho do SICA”.

As três áreas prioritárias de cooperação desta Comissão Mista são:

1- Fortalecimento institucional do Sistema de Integração Centro-Americano;

2- Segurança democrática na região;

3- Aprofundamento da integração econômica da América Central.

Estas áreas estão inclusas no Programa de Cooperação Regional com a América Central, que é financiado pelo Fundo Espanha-SICA, desde 2006.

Esta Comissão Mista SICA- AECID terá vigência entre 2010-2013. Ao seu término será realizada uma avaliação conjunta sobre os resultados obtidos.

* O Sistema da Integração Centro-Americano tem por objetivo promover o processo de integração regional centro-americana. Criado em 1991, é formado pela Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Belize e Panamá. A República Dominicana é um país associado, já o México, o Chile e o Brasil são observadores regionais. Como observadores extraterritoriais do Sistema estão: Espanha, Taiwan e Alemanha.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!