LOADING

Type to search

Espanha pretende renovar relações entre a União Européia e Rússia

Share

Esta semana, o Primeiro-Ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, realizou visita a Moscou, tendo como objetivos fortalecer a aliança estratégica entre a Espanha e a Rússia e com a União Européia.

 

A visita de Zapatero a Moscou foi realizada no âmbito de sua participação da conferência internacional “O Estado moderno e a segurança global”, que ocorreu na cidade russa de Yaroslav, e, à margem da Conferência, o primeiro-ministro reuniu-se com o Presidente russo, Dmitri Medvedev.

Na ocasião, a Espanha deixou claro que pretende relançar o debate sobre a segurança energética européia durante sua presidência na UE, no primeiro semestre de 2010. Diante disso, aspira fortalecer seu relacionamento com Moscou, em especial no setor de energia.

Zapatero afirmou que “a missão, durante a presidência espanhola, é iniciar uma nova etapa nas relações entre a União Européia e a Rússia”, acrescentando que a questão energética é tida como prioritária, durante a gestão espanhola. Dessa forma, não surpreenderá se a Espanha também estimular um futuro acordo de associação estratégica UE-Rússia.

O debate sobre a possível associação não está na pauta atualmente, pois Moscou mantém relações pouco amistosas com a Suécia, que preside UE até o final deste ano.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!