LOADING

Type to search

Estão sendo debatidas em Fortaleza as cooperações entre os países da CPLP nas áreas de: “Relações do Trabalho”, “Criação de Emprego” e “Segurança Social”

Share

Os ministros da “Comunidade de Países de Língua Portuguesa” (CPLP) iniciaram no dia 22 de fevereiro, em Fortaleza, Ceará, um encontro dedicado às relações de trabalho e criação de emprego, além do aprofundamento dos acordos de cooperação vigentes.

A “X Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP” terminará hoje, 24 de fevereiro. Está sendo organizada por dois ministérios do Brasil (o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério da Previdência Social) e busca focar os debates nos impactos da crise mundial no setor do trabalho, na segurança social e também está propondo a criação de uma base salarial mínima para os países.

De acordo com o ministro brasileiro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi, “o encontro buscou discutir programas de cooperação em matéria de políticas públicas, de emprego, no âmbito da comunidade e fortalecer o diálogo entre os Estados [da CPLP]”.

Para o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o encontro visa fortalecer a cooperação entre os países de língua portuguesa. “O Governo brasileiro quer intensificar o processo de formulação dos acordos bilaterais, na área da Previdência Social, para que todos os cidadãos dos países signatários tenham a proteção previdenciária com regras claras e seguras“, afirmou Pimentel à “Agência de Notícias Lusa”.

O objetivo é que todos os trabalhadores emigrantes possam contar o tempo de contribuição para fins de aposentadoria, independente de estarem no Brasil ou em outros países da CPLP“, complementou Pimentel.

—————————————————————————————————————————————-

*Para mais informações sobre a “X Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP” acesse: http://www.mte.gov.br/cplp/

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!