LOADING

Type to search

EUA e Brasil analisam possibilidades de Cooperação Trilateral no Haiti

Share

De acordo com informações divulgadas pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), entre os dias23 a25 de novembro a USAID localizada no Haiti recebeu o diretor da USAID-Brasil, Jeffery Bell, e uma comissão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Nesta ocasião foram realizadas reuniões com vistas a explorar oportunidades de cooperação trilateral de desenvolvimento com o Haiti por meio da colaboração entre a USAID-Haiti, a missão de Paz do Exército Brasileiro, a ABC e as Forças Armadas dos Estados Unidos. Até o momento não foram divulgadas informações específicas sobre quais serão os setores desta colaboração trilateral.

Segundo informações do planejamento da cooperação do Brasil no Haiti, desde 2009 o governo brasileiro busca concentrar seus esforços no desenvolvimento de projetos específicos de cooperação técnica nas áreas de segurança alimentar e agricultura, definidas como prioritárias pelo governo haitiano, em decorrência da crise alimentar que o país enfrenta.

Para o triênio 2009-2011 o Brasil tem como base centrar sua cooperação com o governo haitiano nos seguintes temas:

a) introdução e avaliação de variedades vegetais para o desenvolvimento agrícola e energético;

b) disponibilização de conhecimento e tecnologias para a melhoria dos sistemas de produção de frutas e hortaliças;

c) controle da propagação de doenças zoo-sanitárias e fito-sanitárias;

d) otimização do uso de recursos hídricos para a agricultura;

e) apoio ao desenvolvimento de outras cadeias produtivas e das cooperativas rurais;

f) apoio ao ensino, pesquisa, assistência técnica e extensão rural;

g) formulação de políticas públicas para promoção da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável; e

h) promoção da segurança alimentar e nutricional.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!