LOADING

Type to search

Europa inicia mobilização para auxiliar Chile

Share

O Presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, anunciou em comunicado oficial que a “Oficina* Européia de Ajuda Humanitária”, vinculada ao executivo europeu, deverá destinar ao Chile um auxílio inicial de 3 milhões de euros para ajudar a fazer frente às necessidades mais urgentes que o país enfrenta, após o terremoto ocorrido neste sábado, dia 27 de fevereiro de 2010, que alcançou a magnitude de 8.8 graus na escala de Richter. De acordo com Barroso, “a Europa está disposta a fazer tudo que seja necessário para ajudar as autoridades chilenas neste difícil momento”.

Além das medidas já tomadas, Barroso solicitou a comissária de Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva, que o mantenha informado regularmente sobre a situação chilena para mobilizar mais assistência, caso seja necessário.

Por outro lado, o chefe do Governo Espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, cujo país preside neste semestre o “Conselho Europeu”, declarou em nota oficial do “Ministério de Relações Exteriores e Cooperação da Espanha”, que está disposto a prestar ajuda técnica e humanitária às zonas afetadas do país, na medida em que as autoridades chilenas considerem necessário.

—————————————————————————————————————————————-

* Escritório

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!