LOADING

Type to search

Governante da África do Sul visita Brasil em busca de fortalecer cooperação sul-sul

Share

Entre hoje e amanhã, 7 e 8 de outubro, o chefe de Estado da África do Sul, Jacob Zuma, estará em visita ao Brasil, para fortalecer a cooperação e as relações bilaterais entre ambos países. Jacob Zuma virá acompanhado da Chanceler sul-africana, Maite Nkoana Mashabane, e de outros altos funcionários do governo para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os presidentes pretendem reativar a Comissão Conjunta África do Sul-Brasil, realizada pela primeira vez em 2002, que visa fortalecer o diálogo e a coordenação entre os nossos governos, de forma a alcançar maior cooperação e desenvolvimento mútuo.

 

Neste sentido, os governantes de ambos os países começarão a estudar estratégias de articulação para execução de projetos de cooperação que promovam as relações entre os países da África e da América Latina. Na reunião também serão discutidos temas relacionados ao comércio e aos investimentos bilaterais e a assinatura de um acordo de cooperação na área esportiva, segundo a agência de notícias EFE.

Como o principal tema da pauta da reunião entre Zuma e Lula é a cooperação entre os dois países, é provável que se realizem considerações sobre o Fórum IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), criado com o intuito de promover a cooperação Sul-Sul.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!