LOADING

Type to search

Haifa e Porto Alegre estreitam relações e podem firmar convênio de “Cidades Irmãs” para facilitar investimentos e cooperação em diversos setores

Share

Haifa é a terceira maior cidade de Israel e nela está o principal porto do país, por onde passa setenta por cento do comércio da região. Esta cidade é conhecida por ser o principal centro industrial, rodoviário, ferroviário e econômico-financeiro de Israel, possuindo refinarias de petróleo, fábricas de construção naval, além das indústrias de cimento, produtos químicos, equipamento eletrônico e têxtil.

Em Haifa encontra-se, também, a principal base naval do país, bem como uma das principais universidades, a “Universidade de Haifa”, e um pólo de desenvolvimento tecnológico, o Technion.

As relações entre Haifa e Porto Alegre estão se intensificando cada vez mais. No ano passado, a “Elbit Systems”, que desenvolve sistemas eletrônicos de defesa de alta performance e opera nos setores aeroespacial, terrestres e naval, anunciou a ampliação dos seus negócios no Rio Grande do Sul. A gigante da tecnologia militar vai entregar à subsidiária Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre, um contrato de US$ 50 milhões para a modernização de 70 aviões militares.

O vice-presidente executivo da Elbit, Ran Hellerstein, manifestou ainda a intenção de construir na Capital do Rio Grande do Sul uma nova sede e ampliar o número de funcionários dos atuais 150 para até 500, nos próximos anos.

O projeto do novo edifício já tramita na prefeitura portoalegrense. Todas estas novidades foram reveladas durante a visita da missão gaúcha em Israel, realizada ano passado, chefiada pelo Secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), Marcio Biolchi.

A comitiva gaúcha se reuniu ainda com diretores da “Universidade Technion” (Israel Institute of Technology), onde foram debatidos trabalhos nos setores de eletrônicos, medicina, tecnologia da informação, tratamento de água, nanotecnologia, biotecnologia, entre outros.

Conforme Biolchi, a Technion, uma das poucas universidades que construíram e lançaram satélites, acertou o termo de cooperação com o “Parque Tecnológico de São Leopoldo” (TECNOSINOS). O acordo prevê cooperação em automação, eletroeletrônica, desenvolvimento de medicamentos e de energias renováveis.

De acordo com a diretora de inovação do TECNOSINOS, Susana Kakuta, “a parceria se baseia nos cem anos de experiência em inovação do Technion e na oportunidade de crescimento conjunto que a Unisinos oferece”.

Em outubro do ano passado (2009), para estreitar as relações promissoras entre as duas cidades e criar novas oportunidades de investimentos e cooperação em diversos setores, a Prefeitura de Haifa recebeu uma comitiva gaúcha para debater a assinatura de convênio de irmanamento* com a cidade de Porto Alegre.

As negociações para firmar este convênio parecem estar evoluindo. Nesta última quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2010, a “Federação Israelita do Rio Grande do Sul” informou em seu site** que foi convidada pela prefeitura de Porto Alegre para participar de uma reunião em que serão tratadas as questões relativas à possibilidade de irmanamento entre o Município de Haifa, em Israel, e a capital gaúcha.

—————————————————————————————————————————————-

* Irmanamento é o termo utilizado para designar o firmamento de um convênio no âmbito das “Cidades Irmãs”.

** http://www.firs.org.br

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!