LOADING

Type to search

Hatoyama Busca cooperação com a China para combate ao aquecimento Global

Share

O premiê japonês, Yukio Hatoyama, e o premiê chinês, Wen Jiabao, estarão presentes nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, na Conferência sobre o combate ao aquecimento global em Copenhague, Dinamarca.

A China é um dos maiores emissores de gases causadores do efeito estufa e desempenha um papel fundamental nas conversações relacionadas ao clima. O Japão, por sua vez, é o país mais avançado nas tecnologias de combate as ameaças climáticas. Desta forma, o premiê japonês busca estabelecer cooperação com a China para combater o aquecimento global.

Para Hatoyama, é de suma importância a criação de um mecanismo de combate às mudanças climáticas, desde que haja a participação de todos os países, principalmente dos maiores emissores.

O premiê japonês também declarou que o Japão valoriza a importância do protocolo de Kyoto, mas que este ainda seria insuficiente, pois cobre apenas 30% das emissões mundiais.

Até o momento, o premiê chinês não deu uma resposta clara às considerações de Hatoyama, mas mantém a posição de que as nações desenvolvidas devem aumentar o auxílio financeiro para auxiliar no combate ao aquecimento global.

O Japão está com grandes expectativas para o encontro dos dois líderes, nesta sexta-feira, aguardando uma resposta mais clara da China quanto a cooperação Sino-japonesa para o combate as mudanças climáticas.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!