LOADING

Type to search

Índia, Brasil e África do Sul: Estabelecida Força-Tarefa Trilateral sobre Biocombustíveis

Share

No dia 29 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 6.965, que promulga o Memorando de Entendimento entre os Membros do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS) para Estabelecer Força-Tarefa Trilateral sobre Biocombustíveis, assinado em Brasília, em 13/9/06 (DOU de 30/9/09, APE, pág. 6).

 

Considerando a necessidade de fortalecimento da cooperação Sul-Sul em áreas estratégicas, incluindo energia, o memorando prevê o estabelecimento de uma Força-Tarefa para explorar possibilidades de cooperação na área de biocombustíveis e suas tecnologias, de acordo com suas prioridades nacionais, que funcionará sob a égide do Grupo de Trabalho de Energia do IBAS e deverá facilitar a transferência tecnológica e a promoção da produção e do consumo de biocombustíveis, com vistas a estabelecer um mercado mundial de biocombustíveis, em particular etanol e biodiesel, entre outros pontos publicados no decreto.

“As vantagens de uma cooperação trilateral como essa são claramente notáveis quando consideramos, por exemplo, a área de segurança energética. No IBAS, nós somos favorecidos por ter uma verdadeira soma de expertise e experiência. O Brasil é o líder mundial no uso de etanol. A África do Sul tem tecnologia na produção de gás, por meio de carvão, e uma desenvolvida indústria de combustíveis sintéticos. A Índia, por sua vez, tem expertise em energia eólica e solar. O IBAS pode ser efetivo no uso das nossas respectivas forças competitivas nessas tecnologias alternativas de energia”, salientou o premiê indiano, Singh,, em seu discurso na “I Reunião de Cúpula do IBAS”, realizada em setembro de 2006, que citou como referência para a cooperação trilateral o lema do ex-presidente Juscelino Kubitschek: “50 anos de progresso em cinco”.

O Fórum IBAS é uma iniciativa trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul, iniciada em2003, apartir da adoção da “Declaração de Brasília”, com intuito de promover a cooperação Sul-Sul, por meio de um mecanismo de alto nível para consultas políticas, bem como para o aperfeiçoamento das relações econômicas entre as Partes.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!