LOADING

Type to search

Share

As duas grandes potências emergentes asiáticas, Índia e China, confirmaram nesta terça-feira (9 de março) que irão cortar os gases causadores do efeito estufa, pois aderiram formalmente ao “Tratado de Copenhaguen”. Ambas as nações compõem o chamado “Bloco Basic”, grupo no qual o Brasil e a África do Sul também fazem parte.

A China espera apresentar resultados positivos com os cortes em até dois anos. Isto é o que será apresentado na Assembléia Popular, a ser realizada neste domingo, em Beijing. Xie Zhenhua, vice-ministro da “Comissão para a Reforma e Desenvolvimento”, informou que irá apresentar os planos de combate ao aquecimento global, aos quais a China deve  aderir.

Para ele, os países em desenvolvimento são “as maiores vítimas das alterações climáticas”, no entanto, apontou que no último século e meio (falou em 100 ou 200 anos), o processo de industrialização dos países desenvolvidos foi “a causa do aumento dos gases produtores do efeito de estufa”.

Ao aderirem a Copenhaguen, a China e a Índia demonstram que estão dispostas a prosseguir com uma das propostas da próxima reunião dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) que ocorrerá no primeiro semestre deste ano (2010), no Brasil. No encontro os países que compõem este grupo informal deverão buscar formas de cooperação para vencer os desafios de combater o aquecimento global.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!