LOADING

Type to search

Índia e Estados Unidos devem intensificar cooperação bilateral para o combate à mudança climática e ao terrorismo

Share

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, reuniram-se no dia 24 de novembro, na Casa Branca, para intensificar a cooperação bilateral em áreas como a mudança climática e o combate ao terrorismo.

Os dois líderes abordaram a situação no Afeganistão e no Paquistão, no momentoem que Obamaestá próximo de anunciar a nova estratégia norte-americana que será adotada para os dois países.

Obama afirmou que esta nova estratégia conterá não só aspectos militares, mas também diplomáticos e ressalta que enfrentar as redes terroristas como a Al Qaeda é uma tarefa que deve ser realizada pela comunidade internacional, de forma articulada e conjunta.

Singh anunciou que a Índia realizará uma “colaboração ainda mais intensa” entre as forças de segurança indianas e americanas, para combater o terrorismo.

Além dessa questão, a mudança climática foi outro tema muito debatido, principalmente devido à proximidade da cúpula, em Copenhague, sobre o aquecimento global, que será realizada em dezembro deste ano (2009).

Os dois países assinaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de tecnologias que permitam uma produção de energia menos contaminante. O acordo foi assinado pela Secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, e pelo ministro indiano das Relações Exteriores, S.M. Krishna.

De acordo com Ian Kelly, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, o documento “acelera o desenvolvimento e a adoção de tecnologias de energia limpa e reforça a cooperação bilateral em temas como mudança climática e emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa“.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!