LOADING

Type to search

IPEA lançará publicação considerada como um novo instrumento disseminador da Cooperação Sul-Sul

Share

Na próxima quinta-feira, dia 4 de março, às 16h, no auditório do “Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada” (IPEA), em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício Ipea/BNDES), será lançada a revista “Tempo do Mundo”, considerada um novo instrumento disseminador da Cooperação Sul-Sul, que demonstra também a orientação da Política Externa do Governo do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Presidente do IPEA, Marcio Pochmann, a revista tem por objetivo “promover debates com ênfase na temática do desenvolvimento em uma perspectiva Sul-Sul“, apresentando proposições para a elaboração de políticas públicas, privilegiando comparações internacionais e a interdisciplinaridade.

A primeira edição traz artigos sobre temas como: (1) o aumento e a convergência da renda mundial; (2) críticas à liberalização comercial e às parcerias econômicas da Europa com as suas ex-colônias; (3) perspectivas para o pós crise mundial e para o Brasil em 2022 (bicentenário da independência); (4) análise sobre o quadro de isolamento, de atraso econômico e de limitação do desenvolvimento da Rússia socialista; (5) os impactos da crise financeira internacional na China, evidenciando se o país conseguirá manter o milagre econômico e; (6) a consideração de que o Brasil, como “Terra da Boa Esperança“, está habilitado à cooperação Sul-Sul.

Os textos são assinados por Heiner Flassbeck e Massimiliano La Marca, François-Xavier Merrien, Robert Guttmann, Ignacy Sachs, Cai Fang, Du Yang e Wang Meiyan, Emir Sader e Vladimir Popov.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.