LOADING

Type to search

Macau e Guangdong participarão de seminário em São Paulo para impulsionar negócios nos Países de Língua Portuguesa

Share

Por iniciativa do Serviço de Comércio e da Cooperação Econômica com o Exterior da Província de Guangdong, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) organizou uma delegação de aproximadamente 50 empresários, liderada pelo seu Presidente, Doutor Lee Peng Hong, para participar na 1ª “Feira de Produtos das Empresas de Investimento Estrangeiro de Guangdong” que teve lugar na cidade de Dongguan situada na província de Guangdong (China), nos dias 17 e 18 de Junho.

 

 

O objetivo principal do evento foi facilitar a cooperação entre Guangdong e as empresas de investimento estrangeiro de modo a contribuir para a superação da crise financeira internacional, ajudando-as a expandirem-se no seu mercado interno. Teve também como objetivo estimular o mercado interno de consumo, promover trocas (internas e externas), bem como melhorar a sua competitividade.

 

O evento trouxe a possibilidade de expandir a demanda interna, encorajar o investimento por parte das empresas estrangeiras e, principalmente, melhorar a cooperação entre empresas de produção para exportação e empresas que visam o mercado doméstico. Criou, igualmente, oportunidades de desenvolvimento das empresas de fora que estão atuando no seu mercado e oportunidades de investimento em Guangdong.

 

Na cerimônia de abertura do evento, o IPIM e o Serviço do Comércio e da Cooperação Econômica com o Exterior da Província de Guangdong assinaram um “Acordo de Cooperação Estratégica no Apoio ao Desenvolvimento das Empresas de Macau no Mercado Doméstico “, para desenvolver empresas dessa região em Guagdong e reforçar a competitividade das empresas originárias em ambos os lugares no mercado internacional.

 

O acordo assinado impulsionou a organização do evento que ocorrerá em São Paulo (Brasil), no qual as delegações de empresários de Guangdong e Macau participarão do “Encontro de Empresários para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, previsto para 10 de Agosto de 2009. As novas oportunidades de negócios criadas pelo desenvolvimento do Grande Delta do Rio das Pérolas, (GDRP) no sul da China, estarão em destaque nesse seminário.

 

O GDRP é a mais extensa aliança regional da China, também conhecido por 9+2, engloba Fujian, Jiangxi, Hunan, Guangdong, Guangxi, Hainan, Sichuan, Guizhou e Yunnan e as regiões administrativas especiais de Hongkong e Macau.

 

O seminário que ocorrerá em São Paulo pretende demonstrar as potencialidades da região com o objetivo de atrair empresas dos países de língua portuguesa para investirem na província de Guangdong, através de Macau.

 

Além da delegação de Macau, estarão presentes no encontro, representantes dos países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Brasil e Timor- Leste. Esse Encontro é realizado anualmente, desde 2005, e já ocorreu em Angola (Luanda), Portugal (Lisboa), Moçambique (Maputo) e Cabo Verde (Praia).

 

 

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.