LOADING

Type to search

OCDE atualizará as Diretrizes para as Empresas Multinacionais

Share

Entre os dias 7 e 8 de dezembro foi realizado o “8° Fórum Global sobre Investimento Internacional”, com o objetivo de recolher opiniões para uma atualização das Diretrizes da “Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico” (OCDE, sigla em inglês) para empresas multinacionais. A última atualização foi realizada no ano 2000.

Criadas em 1976, as “Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais” regulam a atividade destas empresas fora de seus países e realizam recomendações que abrangem todas as principais áreas da ética empresarial, incluindo as medidas corporativas de cumprimento das leis e a observação das normas internacionais.

Os governos aderentes encorajam as empresas que realizam operações em seu território a observarem as Linhas Diretrizes e as circunstâncias específicas de cada país.

O Brasil se tornou membro observador da OCDE em 1997, mas somente em 2003 foi constituído o “Ponto de Contato Nacional” (PCN), Órgão responsável nos países ligados à organização pelo recebimento de denúncias de descumprimento das diretrizes.

De acordo com a OCDE, na medida em que as operações realizadas por empresas multinacionais crescem pelo mundo, a cooperação internacional neste campo deverá alcançar todos os países.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!