LOADING

Type to search

Os países africanos preparam posição comum sobre a eficácia da ajuda ao desenvolvimento

Share

Peritos da “União Africana” (UA) e da “Comissão Econômica das Nações Unidas para África” (CEA) iniciaram, no dia 28 de março, na Etiópia, reuniões para preparar uma posição comum a ser submetida ao “4° Fórum de Alto Nível de Busan” * (Coréia do Sul) sobre a eficácia da ajuda ao desenvolvimento. O Fórum ocorrerá em novembro de 2011.

No mesmo dia,  foi inaugurada a “Plataforma para Eficácia do Desenvolvimento”** (APDev, sigla em inglês), uma iniciativa da UA e da “Agência do Novo Programa para o Desenvolvimento de África” (NEPAD, sigla em inglês), em parceria com o “Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento” (PNUD); CEA; “Banco Mundial” (BM); “Banco Africano de Desenvolvimento” (BAD); “Instituto de Estudos de Segurança” e a “Sociedade para a Cooperação Internacional” (GIZ, sigla em alemão).

Uma das atividades programáticas chaves desta Plataforma consistirá na coordenação e consolidação dos países africanos sobre o encontro de Busan.  Ademais, esta Plataforma abordará questões como a “capacidade de desenvolvimento”, a “eficácia da ajuda” e a “Cooperação Sul-Sul”, todas voltadas para adaptar os recursos internos e externos, de acordo com as prioridades africanas. Deseja-se garantir a eficácia do desenvolvimento, por meio da melhoria das práticas de sustentabilidade, geradas, por sua vez, pela melhoria na qualidade dos resultados.

——————————————————————————————-

* No “4° Fórum de Alto Nível” que se realizará de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2011, os participantes deverão não se limitar a apresentar o balanço das suas realizações, mas devem definir um novo quadro para melhorar a qualidade da ajuda para atingir os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM), até 2015.

** http://www.nepad.org/crosscuttingissues/knowledge/doc/1819/african-platform-development-effectiveness-apdev

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!