LOADING

Type to search

Presidente do Paraguai anuncia que pretende buscar reeleição

Share

Ontem, dia 7 de outubro, a mídia latino-americana destacou o anúncio realizado pelo governo paraguaio sobre a possibilidade de promover a reeleição do presidente Fernando Lugo. Segundo analistas, isso se daria após o atual governante declarar a gratuidade da educação secundária no país, utilizando-se deste fato para alavancar um segundo mandato.

 

Foi divulgado que apenas alguns líderes próximos de Lugo são a favor de modificar a Constituição para que o atual presidente se apresente para um segundo mandato e também em realizar mudanças vinculadas ao funcionamento de alguns órgãos do Estado.

Em fevereiro deste ano, o presidente paraguaio declarou suas pretensões em buscar a reeleição, se contar com o apoio popular para a reforma constitucional. A declaração foi recebida pelos diversos setores da política paraguaia posicionando-se contra a reeleição, e o posicionamento se mantém até hoje.

O antecessor de Lugo, Nicanor Duarte Frutos, que governou entre 2003 e 2008, gerou grande controvérsia no país ao convocar uma Assembléia Constituinte, em 2006, com esse intuito. A medida foi duramente criticada e fez com que vários congressistas de seu próprio partido lhe retirassem apoio.

Em resposta as comparações que a imprensa estava realizando entre Nicanor e Lugo, o presidente paraguaio afirmou que buscaria a eleição se o povo o apoiasse e as leis permitirem, só não se manifestou a respeito da eleição ser proibida no país.

O processo foi eliminado da atual Constituição paraguaia, promulgada em 1992, em plena transição democrática, para evitar o ressurgimento de projetos autoritários depois da derrocada da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-89).

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!