LOADING

Type to search

Termina, hoje, o “Fórum Cooperação Sul-Sul e Desenvolvimento de Capacidades”, realizado na Colômbia

Share

Hoje, 26 de março, é o último dia do “Fórum Cooperação Sul-Sul e Desenvolvimento de Capacidades” que está ocorrendo em Bogotá, Colômbia, desde o dia 24 de março, com a presença de cerca de 500 representantes, de 131 países.

Na abertura do evento, funcionários do alto escalão da “Organização das Nações Unidas” (ONU) e do “Banco Mundial” (BM) afirmaram que continuarão adotando medidas eficazes para promover ainda mais a chamada “Cooperação Sul-Sul” (CSS).

O chinês Sha Zukang, sub-secretário-geral da ONU para “Assuntos Econômicos e Sociais”, declarou que a ONU vai estimular a troca de conhecimento e experiências para ajudar os países mais pobres e os mais fracos a buscarem seu desenvolvimento.

A diretora-executiva do “Banco Mundial”, Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou que a CSS cresce com a mesma tendência mostrada pelos investimentos entre os países da região.

Imagino que no futuro vamos ver mais fluxo de investimentos diretos do estrangeiro do Sul ao Sul, haverá também um aumento dos fluxos comerciais do Sul ao Sul e também mais fluxo de ajuda“, previu Ngozi.

Ao final do “Fórum Cooperação Sul-Sul e Desenvolvimento de Capacidades” será adotada a “Declaração de Bogotá”, pontuando o comprometimento dos países em tornar mais eficiente a Cooperação Internacional.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.