LOADING

Type to search

União Européia e Rússia reforçam cooperação nas áreas energética e de mudança climática

Share

As alterações climáticas e as questões energéticas dominaram as discussões na “Cúpula UE-Rússia”, realizada em Estocolmo, capital da Suécia, país que está na presidência rotativa da União Européia. Ontem, dia 18 de novembro, no encerramento do encontro, a UE e a Rússia anunciaram o reforço das cooperações nessas áreas.

O Presidente russo Dmitry Medvedev sublinhou que o seu país já manifestou seus compromissos no âmbito do Protocolo de Kyoto e vai continuar a reduzir suas emissões. O Primeiro-ministro sueco Fredrik Reinfeldt congratulou a atitude construtiva da Rússia para as alterações climáticas, ressaltando que a cooperação entre a UE e a Rússia sobre a questão climática precisa ser reforçada.

Estamos de acordo sobre a meta de dois graus e a necessidade da redução de emissões nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, para alcançar este objetivo. A Rússia é um dos maiores países emissores do mundo, por isso tem um papel importante a desempenhar na conclusão de um acordo sobre o clima em Copenhague”, afirmou Fredrik Reinfeldt, na conferência de imprensa, após a reunião.

Os europeus salientaram a importância da estabilidade, transparência e previsibilidade no fornecimento de energia proveniente da Rússia e saudaram o acordo energético, assinado em Moscou, na segunda-feira, dia 16 de novembro, pelo qual foi estabelecido um sistema conhecido como um “reforço” do “Mecanismo de Alerta Precoce”, que ajudará a evitar interrupções no fornecimento de energia da Rússia para a UE, no futuro.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.