LOADING

Type to search

XIV Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Share

Ontem, dia 20 de julho de 2009, teve lugar na cidade de Praia, em Cabo Verde, a XIV Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na qual foi debatido o tema: “A Solidariedade na CPLP no Contexto da Crise Econômica e Financeira Internacional: Perspectivas Regionais”.

 

Os Ministros, no debate geral, enfatizaram a grande necessidade de, perante a crise, a CPLP intensificar as ações de cooperação para promover o desenvolvimento humano, particularmente dos Estados membros mais vulneráveis.

O Secretariado Executivo da CPLP foi instruído para, em coordenação com os Estados membros, estabelecer contatos que visem instrumentalizar os recursos anunciados na Reunião do G8 em Áquila à Segurança Alimentar, em benefício dos países da CPLP.

Ao analisar a situação política e militar interna dos Estados membros, centraram-se com grande atenção na situação da Guiné-Bissau e, principalmente, como a CPLP poderá apoiar o processo de reforma do Setor de Defesa e Segurança deste país, cuja delegação é liderada por Zamora Induta, chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas (CEMGFA) guineense.

As ações da CPLP em Guiné-Bissau estão norteadas pela resolução aprovada na reunião sobre o “Plano de Apoio à Estabilidade na Guiné-Bissau”. O documento prevê ações articuladas junto ao governo deste país, para reforçar sua projeção externa e a criação de condições que tornem possível a execução eficaz de programas de desenvolvimento econômico e social de Guiné-Bissau, bem como um processo de reforma dos setores da defesa e segurança e da justiça.

Os Ministros aprovaram a realização de uma Reunião de Altos Funcionários sobre a facilitação do comércio como forma de atenuar os efeitos da crise financeira mundial, que deve ser realizada no último quadrimestre de 2009, no Brasil.

Os países membros da CPLP aprovaram também o documento “Cooperação na CPLP – Uma Visão Estratégica de Cooperação Pós Bissau” que define a estratégia geral de cooperação da CPLP para o período 2010-2012.

Para mais informações sobre a CPLP acesse o site: http://www.cplp.org

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!