LOADING

Type to search

Representantes da USAID e do setor privado visitam Cabrália, na Bahia, para viabilizar projeto de cooperação

Share

A USAID e a Qualcomm, por intermédio de seu diretor, Francisco Soares, estudam um projeto de parceria público-privada para desenvolver a pesca na cidade de Cabrália (Estado da Bahia – Brasil), sendo a pesca a mais importante atividade econômica nesse lugar. Aparece também como importante o turismo, pois esta é a cidade onde foi rezada a primeira missa no Brasil e também onde se travaram os primeiros contatos entre os portugueses e os índios tupiniquins. Lá, ergueu-se a cruz com as armas e as divisas de Portugal, simbolizando a posse das terras descobertas.

O projeto visa a melhoria na capacidade da pesca por meio da utilização de tecnologia 3G da Qualcomm, que possibilitará identificar melhor os locais mais produtivos para a atividade, além de acessar informações sobre meteorologia e comunicar-se ainda em alto mar com o mercado local e as autoridades de segurança.

No entanto, para realizar um projeto com tais características, tem-se de levar em consideração a realidade local que vai além da economia, isto é, até que ponto pode ser um benefício à alta tecnologia para um povoado acostumado com a pesca puramente artesanal. A execução do projeto deverá ser realizada com cuidado, além de ter acompanhamento prolongado para que ele não se reverta no atraso do trabalho dos pescadores ao tentarem se adaptar a algo que não faz das suas realidades. Seria aconselhável desenvolver a capacidade de comercialização desses pescadores aproveitando o potencial turístico da região.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!