LOADING

Type to search

Share

Em entrevista a jornalistas na Comissão Européia, em Bruxelas, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, afirma que a Europa está perdendo competitividade no continente africano e pediu para que os países europeus aumentem a ajuda ao continente, caso contrário irão se voltar aos países emergentes como Brasil, China e Índia para conseguir ajuda econômica.

“A África quer cooperar com a Europa, mas se a Europa se fechar em relação à África, nós temos Índia, China e Brasil nos oferecendo as mesmas coisas a preços mais baixos e com condições de crédito extraordinárias, isto também faz parte da realidade econômica”, disse.

 

Abdoulaye Wade, manifestou sua rejeição ao projeto francês da União pelo Mediterrâneo (um bloco de 43 países na região do Mar Mediterrâneo, dos quais 27 ficam na União Européia, e outros no Oriente Médio e norte da África), pois acredita que este bloco será mais um obstáculo para separar a Europa e a África, concentrando os recursos nos países às margens do Mediterrâneo e se afastando dos países na região centro-sul da África.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.