Com sede na Turquia, em Antália, entre os dias 27 e 30 de novembro (2017) ocorreu a Exposição Global sobre Desenvolvimento Sul-Sul (GSSD, sigla em inglês). Trata-se de um evento anual, organizado pela Agência das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC, sigla em inglês), e que serve para o compartilhamento de boas práticas no Sul global, voltadas para o fomento de soluções a partir do surgimento de novas parcerias para o desenvolvimento.
Brasil realiza exposição de fotos no GSSD Expo 2017
O tema deste ano (2017) focou no estado da Cooperação Sul-Sul na era de transformações econômicas, sociais e ambientais. Para tanto, foram promovidas discussões sobre formas de facilitar a criação de novas parcerias, tanto bilaterais quanto triangulares, com vistas a dar concretude as Agendas 2030 por meio de ações “do Sul para o Sul”. Recebendo a participação de representantes de 120 países, foram também objetivos do GSSD dar visibilidade a práticas e iniciativas relevantes que estão sendo implementadas, assim como canalizar esforços para a criação de uma rede de stakeholders, envolvendo sociedade civil e organizações internacionais.
Um dos destaques foi uma parceria criada para empoderar jovens lideranças do Sul. Tal iniciativa tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável, treinando e capacitando jovens expoentes a alcançarem soluções para os problemas socioeconômicos locais. Na primeira turma serão escolhidos entre 30 a 60 jovens de seis países em desenvolvimento.
Realizada desde 2008, a exposição atual também serviu para refletir sobre a evolução da cooperação sul-sul nos últimos anos, tendo como marco temporal os 40 anos da Conferência sobre Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento de 1978, evento que contou com a participação de 138 Estados e resultou na adoção do Plano de Ação de Buenos Aires, sendo o primeiro esforço significativo para promover e implementar a cooperação para o desenvolvimento entre países do Sul global.
A exposição foi marcante para o Brasil, especialmente para a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Como forma de celebrar suas três décadas de existência, a ABC promoveu uma mostra de fotos retratando as ações brasileiras em cooperação para o desenvolvimento e seus mais de 3.000 projetos executados em 108 países.
——————————
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “GSSD Expo 2017” (Fonte):
http://www.expo.unsouthsouth.
Imagem 2 “Brasil realiza exposição de fotos no GSSD Expo 2017” (Fonte):