LOADING

Type to search

Share

Com sede na Turquia, em Antália, entre os dias 27 e 30 de novembro (2017) ocorreu a Exposição Global sobre Desenvolvimento Sul-Sul (GSSD, sigla em inglês). Trata-se de um evento anual, organizado pela Agência das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC, sigla em inglês), e que serve para o compartilhamento de boas práticas no Sul global, voltadas para o fomento de soluções a partir do surgimento de novas parcerias para o desenvolvimento.

Brasil realiza exposição de fotos no GSSD Expo 2017

O tema deste ano (2017) focou no estado da Cooperação Sul-Sul na era de transformações econômicas, sociais e ambientais. Para tanto, foram promovidas discussões sobre formas de facilitar a criação de novas parcerias, tanto bilaterais quanto triangulares, com vistas a dar concretude as Agendas 2030 por meio de ações “do Sul para o Sul”. Recebendo a participação de representantes de 120 países, foram também objetivos do GSSD dar visibilidade a práticas e iniciativas relevantes que estão sendo implementadas, assim como canalizar esforços para a criação de uma rede de stakeholders, envolvendo sociedade civil e organizações internacionais.

Um dos destaques foi uma parceria criada para empoderar jovens lideranças do Sul. Tal iniciativa tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável, treinando e capacitando jovens expoentes a alcançarem soluções para os problemas socioeconômicos locais. Na primeira turma serão escolhidos entre 30 a 60 jovens de seis países em desenvolvimento.

Realizada desde 2008, a exposição atual também serviu para refletir sobre a evolução da cooperação sul-sul nos últimos anos, tendo como marco temporal os 40 anos da Conferência sobre Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento de 1978, evento que contou com a participação de 138 Estados e resultou na adoção do Plano de Ação de Buenos Aires, sendo o primeiro esforço significativo para promover e implementar a cooperação para o desenvolvimento entre países do Sul global.

A exposição foi marcante para o Brasil, especialmente para a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Como forma de celebrar suas três décadas de existência, a ABC promoveu uma mostra de fotos retratando as ações brasileiras em cooperação para o desenvolvimento e seus mais de 3.000 projetos executados em 108 países.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 GSSD Expo 2017” (Fonte):

http://www.expo.unsouthsouth.org/2017-antalya/

Imagem 2 Brasil realiza exposição de fotos no GSSD Expo 2017” (Fonte):

http://www.abc.gov.br/imprensa/mostrarconteudo/806

Vinícius Sousa dos Santos - Colaborador Voluntário

Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com experiência acadêmica internacional no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. É coordenador do Café com Política e colunista político do Congresso em Foco. Foi estagiário-visitante da Câmara dos Deputados e trainee do Setor Político, Econômico e de Informação da Delegação da União Europeia no Brasil. Atuou também como pesquisador colaborador voluntário do Observatório Brasil e o Sul (OBS). É voluntário Departamento da Juventude da Cruz Vermelha Brasileira Brasília (CVBB).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!