LOADING

Type to search

Share

A “Republica Popular Democrática da Coréia” (RPDC) apresentou bons sinais quanto as negociações com o Sexteto (China, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Rússia) para a desnuclearização da península coreana.

 

Nesta semana, houve as negociações com os Estados Unidos, que qualificaram o diálogo de forma positiva. “Tivemos negociações muito positivas e, em geral, construtivas, com a delegação da Coreia do Norte. Aproximamos posições em vários pontos e exploramos as divergências sobre outros temas”*, afirmou a chefe da delegação norte-americana, Stephen Bosworth.

Nesta terça-feira (24 de outubro) o líder máximo da Coreia do Norte, Kim Jong Il, se encontrou com o vice-primeiro ministro chinês, Li Keqiang. Neste encontro bilateral, ambos reforçaram a cooperação entre os dois países e, em resposta, o líder norte-coreano afirmou e defendeu a postura de início das negociações com as seis potências.

Em 2009, o Governo norte-coreano abandonou formalmente as negociações junto as seis potências, o que gerou uma série de criticas e tensões entre eles, mas, pelo atual cenário internacional, espera-se que os coreanos retomem e cheguem a um entendimento.

—————-

* Estadão:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/996283-eua-qualificam-como-muito-positivo-dialogo-com-coreia-do-norte.shtml

Ver: “CRI

http://portuguese.cri.cn/561/2011/10/25/1s141528.htm

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!