LOADING

Type to search

Coréia do Sul estabelece Zona de Identificação Aérea aumentando as tensões no nordeste asiático

Share

A Coreia do Sul anunciou em 8 de novembro de 2013 a expansão de suaZona de Identificação e Defesa Aérea em resposta a Zona de Identificação estabelecida pela China. A decisão de Seul de estabelecer sua “Zona de Identificação” contou com endosso e apoio norte-americano. Segundo a mídia local, a presidente Park Geun-ye discutiu previamente com Washington os possíveis desdobramentos da adoção de uma “Zona de Identificação e Defesa Aérea” que se sobrepõe àquela estabelecida pela China[1].  

Diferente dos chineses, no entanto, a Coreia comunicou seus vizinhos antes da aplicação das novas regras de voo. As mesmas passam a entrar em vigor no dia 15 de dezembro de 2013 e não afetam a aviação civil. No entanto, a partir desta data todas as aeronaves não civis devem identificar-se prontamente às autoridades aéreas sul-coreanas[2].

Após o anúncio feito pelo “Porta-Voz Ministro da Defesa Sul-Coreano”, Kim Min-seok, nem Beijing ou Tóquio se pronunciaram a respeito. Pelo anúncio, a “Coreia do Sul” expande sua área de identificação e segurança aérea em até 300 kilômetros ao sul, fazendo com que as “Zona de Identificação e Defesa” chinesa, coreana e japonesa se sobreponham criando um intricado jogo diplomático que tem como pano de fundo as disputas territoriais entre as três potências do nordeste asiático.

A China mantém disputas com os dois vizinhos. Com a “Coreia do Sul”, Beijing demanda soberania sobre uma área de rochedos chamados pelos coreanos de Ieodo, que, por sua vez, é conhecido como Suyan na China. Enquanto com o Japão, os chineses disputam a soberania sobre a região das ilhas Dyaoiu-Senkaku. Estudos demonstram que a região disputada entre coreanos e chineses é potencialmente rica em gás natural e em minerais[3].

————————

Imagem South Korea Declares New Air Defense Zone, Overlapping China’s” (Fonte):

http://gdb.voanews.com/BCE72009-8A40-4011-B126-A417B5AEB40D_mw1024_n_s.jpg

————————

Fontes consultadas:

[1] VerSouth Korea Expands air defense zone to overlap China’s”:

http://www.scmp.com/news/china/article/1376087/south-korea-conferred-us-expanded-air-defence-zone

[2] VerSouth Korea Announces Expansion of Its Air Defense Zone”:

http://www.nytimes.com/2013/12/09/world/asia/east-china-sea-air-defense-zone.html?_r=0

[3] Idem.

 

Moisés Lopes de Souza - Colaborador Voluntário Sênior

Graduado em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Doutorando em Estudos de Ásia-Pácifico no Doctoral Program in Asia-Pacific Studies (IDAS) da National Chengchi University (Taiwan). Pesquisador Associado do Center for Latin America Trade and Economy, Chihlee Institute of Technology.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.