LOADING

Type to search

CPLP deverá adotar nova estratégia de atuação focada no comércio e desenvolvimento

Share

O secretário-executivo da “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP), o embaixador moçambicano, Murade Murargy, que assumiu o posto em julho, declarou à “Rádio ONU”* que o bloco deverá adotar uma nova estratégia de comércio e desenvolvimento. O Secretário informou ainda que esta estratégia terá de envolver os “Bancos Centrais” dos países lusófonos que serão fundamentais nas políticas de investimento para o desenvolvimento.

 

Além dos novos planos da CPLP para investir no comércio entre os países lusófonos, outras iniciativas como o “Fórum Macau”, fundado em 2003, estão atuando na área da cooperação e comércio. De acordo com informações publicadas pela “Rádio ONU”*, em 2011, o “Fórum Macau” gerou US$ 117 bilhões, equivalentes a R$ 334 bilhões, através do comércio com países lusófonos e a China.

Em junho deste ano (2012)**, aproximadamente 250 empresários da “República Popular da China” e dos países de língua portuguesa estiveram reunidos em “Cabo Verde”, naquele que foi o oitavo encontro empresarial multilateral promovido no âmbito do “Fórum Macau”. 

O objetivo deste Evento foi a promoção dos laços entre a comunidade empresarial do bloco, considerando que, em breve, ocorrerá a disponibilização da linha chinesa de crédito, no valor aproximado de 1 bilhão de dólares, que vai potencializar ainda mais o comércio e o investimento multilateral.

———————————————–

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2012/10/nova-gestao-da-cplp-vai-apostar-em-comercio-e-desenvolvimento/

** Ver:

http://www.revistamacau.com/index.php/lusofonia/3671.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!